BandNews FM

Sintomas de depressão entre crianças e adolescentes dobraram durante pandemia

BandnewsFM promoveu debate sobre assunto na programação

BandNews Fm 23/06/2022 • 18:13 - Atualizado em 23/06/2022 • 18:18
Acompanhe o encontro especial entre os Programas Seus Filhos e Humanamente na íntegra
Acompanhe o encontro especial entre os Programas Seus Filhos e Humanamente na íntegra
BandNews FM

A saúde mental de crianças e adolescentes foi tema do encontro nesta quinta-feira (23) que juntou dois programas da Band News FM: Humanamente e Seus Filhos.  

Além da participação dos colunistas Daniel Barros e Rosely Sayão, a programação especial contou com a participação da psicóloga Karina Fukumitsu.  

Ela lembrou justamente que cuidar da saúde mental não deve ser preocupação restrita aos psicólogos e psiquiatras: “Na verdade, a gente precisa se implicar. Quando a gente fala incluir significa você se implicar. Isso é uma responsabilidade de todos nós. Não necessariamente só de um profissional da saúde. Todos nós vivemos a vulnerabilidade e o que fazemos com ela e com sofrimento também é dever de nós”, avaliou Karina.

Já o psiquiatra Daniel Barros trouxe uma importante dica para que todos nós possamos cuidar de quem está ao nosso lado: “É importante a gente também dar instrumentos para os nossos filhos, para as nossas crianças e adolescentes. Para que eles comecem a fazer o que a gente chama de autorregulação emocional. Que é você desenvolver a inteligência emocional, você desenvolver o vocabulário e aprender o que você está sentindo. Aprender a nomear o que você está sentindo para identificar, poder tratar e poder lidar com aquela emoção”.

Rosely Sayão lembra que assegurar essa saúde é dever de nós – os já crescidinhos. Vejam que nós precisamos de um documento que se chama Estatuto da Criança e do Adolescente que diz quais são os direitos que as crianças e adolescentes têm e os deveres também. Se bem que muita gente pensa que não têm só direitos. Eles têm direitos e nós adultos precisamos assegurar esses direitos a eles”.

Acompanhe o encontro especial entre os Programas Seus Filhos e Humanamente na íntegra: