Socialistas vencem eleição parlamentar de Portugal e continuam no poder

Os socialistas surpreenderam nas urnas e conquistam maioria no parlamento

Rádio BandNews FM

O Partido Socialista, de centro-esquerda, conquista maioria parlamentar nas eleições gerais realizadas em Portugal neste domingo (30) e o primeiro-ministro António Costa, defensor de contas públicas equilibradas, consegue, assim, mais um mandato.

As informações são do correspondente da BandNews FM na Europa, Felipe Kieling.

Nas pesquisas de opinião, o partido não liderava, mas o resultado foi impulsionado por uma participação maior do que a esperada por causa da pandemia de Covid-19, mostrando que Portugal terá um governo estável para supervisionar a recuperação pandêmica da União Europeia.

Ex-aliados de esquerda de Costa, o Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda se juntaram à direita para não levar a frente o Orçamento que foi proposto pelo governo minoritário, fazendo com que a votação fosse convocada em novembro.

De acordo com as pesquisas de boca de urna, os dois partidos perderam mais da metade dos assentos que tinham na Assembleia da República.

Depois de uma crise da dívida de 2011 e a 2014, o atual líder chegou ao poder em 2015 e teve um grande crescimento econômico estável que ajudou na diminuição do déficit orçamentário.

Portugal tem um governo elogiado pela resposta à pandemia. O país tem um dos maiores índices de vacinação da Europa. A resposta sanitária é apontada como um trunfo do atual governo, agora mantido no poder.