Um problema muito comum nas grandes cidades, o abandono de carros em São Paulo afeta diversas vias públicas, que se tornam estacionamentos a céu aberto. Com a remoção dos veículos e encaminhamento para os pátios municipais, já são quase três mil automóveis para serem leiloados na capital paulista.
Reclamações de moradores crescem a cada ano. A Central de Ouvintes Ricardo Boechat, da BandNews FM, recebeu relatos de veículos estacionados em ruas residenciais há semanas e meses.
Na zona oeste de São Paulo, mais de dez atrapalham os moradores da Rua Joaquim Guimarães. No local, muitos são utilizados como ponto de usuário de drogas, lixo, e até sanitário.
"A Prefeitura já colocou lembrete de que é proibido deixar veículo abandonado em via pública, sob risco de multa, mas não adianta nada. Tem um carro que tá há tanto tempo abandonado lá, que tem planta", relatou Emerson Silva, morador da rua prejudicada com os carros abandonados.
Após a reclamação da BandNews FM, a Prefeitura encaminhou uma equipe até o local, e deixou o aviso de multa para o proprietário.
Como denunciar?
As queixas podem ser feitas pelo telefone 156, ou no portal da prefeitura. Se o dono do veículo não aparecer em até cinco dias, é aplicada uma multa de 25 mil, o veículo é removido, enviado para o pátio, com cobrança de diária e remoção.
Segundo informações do município, 70% dos casos é resolvido com a notificação da multa. Até o momento são 2.729 veículos recolhidos, enviados aos pátios municipais.
O Código de Trânsito Brasileiro não prevê normas ou penalidades para veículos abandonados nas vias. Cabe a cada município estabelecer regras.
Em São Paulo, caso passem os 90 dias da data de remoção, pode ir para o processo de leilão. Uma empresa contratada pela Prefeitura faz a análise do veículo, para aproveitamento de peças, ou encaminhado para leilão.