BandNews FM

SP 468 anos: reportagens especiais apresentam os lugares marcantes da capital

Série Um Cantinho pra Chamar de Nosso revela as histórias por trás de bairros e pontos que fazem a diferença na cidade de São Paulo

Rádio BandNews FM

As reportagens vão mostrar um pouco mais desses lugares marcantes, ressaltando a pluralida
As reportagens vão mostrar um pouco mais desses lugares marcantes, ressaltando a pluralida
Foto: Divulgação

Na semana que antecede o aniversário de 468 anos de São Paulo, a BandNews FM apresenta uma série de reportagens sobre os ligares marcantes da maior cidade brasileira.

Os pontos mais conhecidos e mais movimentados da capital paulista têm um nome que todo mundo conhece, mas têm uma cara diferente para cada um que passa, frequenta ou vive por ali.

Ao longo da semana, essas histórias estarão representadas na série Um Cantinho pra Chamar de Nosso.

As reportagens vão mostrar um pouco mais desses lugares marcantes, ressaltando a pluralidade da maior cidade do País.

A produção com imagem e som é uma parceria com o Bora SP, da TV Band.

VILA ZÉLIA

No primeiro capítulo, o apresentador Ivan Brandão foi até a centenária Vila Maria Zélia, na zona leste. Construída para abrigar operários de uma fábrica de sacas de café, a vila, hoje, é um pedacinho da história de uma São Paulo que não existe mais.

Moradores ainda brigam na justiça para manter preservadas as poucas construções que guardam as características originais, como o armazém onde funciona um teatro, a igreja e as escolas.

Confira a reportagem de Ivan Brandão:

BARRA FUNDA 

Nesse segundo capítulo da série produzida em parceria com o Bora São Paulo, da Band, o Bruno Camarão vai até a Barra Funda. O bairro histórico fez parte do período de modernização da cidade ainda no século 19 e hoje é um dos pontos de investimento imobiliário de São Paulo.

 Acompanhando as transformações do cenário urbano, a Barra Fundo se constitui um polo de atrativos culturais e esportivos. Na reportagem, Bruno Camarão traz um pouco do estádio de um clube que não é grande, mas é um dos mais tradicionais da cidade.

Confira a reportagem de Bruno Camarão:

AVENIDA PAULISTA

No terceiro episódio dessa série em homenagem à São Paulo, a repórter Milena Teixeira visita a Avenida Paulista e mostra um pouco desse lugar que se tornou um dos mais famosos cartões-postais da capital.

Conhecida em todo o Brasil por ser morada de museus, livrarias e restaurantes, a Avenida Paulista também tem um outro lado, o das pessoas que caminham, frequentam e moram por lá.

Acompanhe a reportagem de Milena Teixeira:

PARQUE DO JARAGUÁ

No quarto episódio da série sobre os locais marcantes de São Paulo, que completa 468 anos na próxima semana, o repórter Bruno Capozzi visita um refúgio da natureza no meio da selva de pedra, o Parque do Jaraguá, na Zona Norte da cidade.

O Parque Estadual do Jaraguá fica entre as Rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera e abriga uma parte da Mata Atlântica. O Pico do Jaraguá e a aldeia indígena Tekoá Yvy Porã também fazem parte do parque.

Confira a reportagem na íntegra:

VILA MADALENA

No quinto episódio da série especial em homenagem ao aniversário de São Paulo, o repórter Narley Resende visita a Vila Madalena, bairro badalado e artístico, na zona oeste da capital.

A partir da década de 70, ainda com um aspecto operário, a Vila foi tomada por alunos da Universidade de São Paulo, artistas e professores. Hoje é uma das principais atrações de “Sampa”.

Confira a reportagem na íntegra:

BIXIGA

Neste último episódio da série especial da BandNews FM sobre o aniversário da cidade de São Paulo, a repórter Alinne Fanelli fala um pouco mais sobre o bairro do Bixiga. Fundado inicialmente por imigrantes italianos, a região é uma referência gastronômica e artística da capital paulista.

Confira a reportagem na íntegra:

Tópicos relacionados