SP: Capital aplica 3.ª dose em brasileiros que irão viajar para países que não aceitem a CoronaVac

A ação foi autorizada pelo Ministério da Saúde e já está em vigor na cidade

BandNews FM

A ação foi autorizada pelo Ministério da Saúde e já está em vigor na cidade Foto: Prefeitura de São Paulo
A ação foi autorizada pelo Ministério da Saúde e já está em vigor na cidade
Foto: Prefeitura de São Paulo

A cidade de São Paulo adota um esquema diferente de vacinação para quem precisa viajar para países que não aceitam a CoronaVac. A partir desta segunda-feira (08), essas pessoas vão receber uma terceira dose de outro imunizante - neste caso, será preciso ter recebido a segunda aplicação há pelo menos 28 dias.

O Ministério da Saúde autorizou no último dia 22 de outubro a antecipação da dose adicional para qualquer pessoa fora dos grupos prioritários que esteja com viagem internacional marcada.

Na capital paulista, o viajante deve apresentar a passagem emitida pela empresa, além do comprovante de vacinação com as duas doses da CoronaVac.

A secretária-executiva da Saúde, Sandra Sabino, alerta para a necessidade de checar quais imunizantes são aceitos no país de destino: “Ele precisa entrar no site do país de destino, geralmente nos sites dos consulados ele vai encontrar e aí pode imprimir essa página, até para que ele possa ter segurança. Os consulados têm mudado constantemente as orientações, então para que ele não tome uma dose errada, que não dê acesso a ele naquele momento, é importante que ele se programe.”

A vacinação contra a Covid-19 continua hoje no município de São Paulo com todos os pontos da campanha abertos.

É possível tomar primeira, segunda ou terceira doses nas unidades básicas de saúde, nos megapostos, drive-thrus e nas farmácias parceiras.