O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou na manhã desta segunda-feira (05) a atualização do calendário de vacinação contra a Covid-19. O público de 40 anos, que antes começaria a imunização na quinta-feira (08), poderá procurar os postos de saúde já na quarta-feira (07). Nesta segunda-feira, as unidades vacinam o público de 41 anos, estimado em 132 mil paulistanos. Para sexta e sábado, haverá uma repescagem para este público.
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que depende da chegada de mais doses para anunciar novas faixas etárias na cidade.
O escalonamento por idade na campanha de vacinação foi adotado para evitar filas e aglomeração nos locais de imunização. A determinação de datas distintas por faixa etária também segue a disponibilidade de vacinas, que são repassados pelo Ministério da Saúde aos estados. As secretarias estaduais entregam os imunizantes aos municípios conforme a proporção da população.
Conforme o plano divulgado pelo Governo de São Paulo, no dia 13 de junho, para a vacinação da população fora do grupo de risco, a imunização entre 40 e 42 anos foi liberada no dia 30 de junho. O próximo grupo, de pessoas entre 35 e 39 anos, deve começar a se imunizar no dia 15 de julho.
A cidade de São Paulo tem 468 unidades básicas de saúde, que atendem entre 7h e 19h. Para evitar filas e aglomerações, a imunização também pode ser feita nos mega postos, unidades de drive-thru e farmácias parceiras. Estes locais atendem entre 8h e 17h. É preciso apresentar documento oficial com foto e um comprovante de residência para tomar a vacina. A Prefeitura também recomenda que os cidadãos façam um pré-cadastro no site Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br) para evitar fila nos postos.
É possível acompanhar a situação da movimentação no posto de saúde mais próximo através da página De Olho na Fila (deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br), além de consultar a unidade mais próxima da residência de cada um.