BandNews FM

SP: Capital avança na vacinação da Covid e espera doses para divulgar novas datas

Público com 41 anos pode procurar postos de saúde, na quinta (08) é a vez daqueles com 40 anos

BandNews FM

Vacinação em São Paulo avança e maiores de 41 anos podem se imunizar.
Vacinação em São Paulo avança e maiores de 41 anos podem se imunizar.
Foto: Agência Brasil

A capital paulista avança na imunização contra a Covid-19 nesta segunda-feira (05) com a liberação da vacinação das pessoas com 41 anos. A Secretaria municipal de Saúde estima que 132 mil pessoas estejam nesta faixa etária. O grupo deve procurar os postos de saúde para a aplicação da primeira dose das vacinas até quarta-feira (7).

A imunização das pessoas com 40 anos é prevista para quinta-feira (08), mas depende da chegada de vacinas, que são repassadas pelos Ministério da Saúde aos estados, para só depois chegarem aos municípios.

A cidade de São Paulo tem 468 unidades básicas de saúde, que atendem entre 7h e 19h. Para evitar filas e aglomerações, a imunização também pode ser feita nos mega postos, unidades de drive-thru e farmácias parceiras. Estes locais atendem entre 8h e 17h. É preciso apresentar documento oficial com foto e um comprovante de residência pra tomar a vacina. A Prefeitura também recomenda que os cidadãos façam um pré cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para evitar fila nos postos.

É possível acompanhar a situação da movimentação no posto de saúde mais próximo através da página De Olho na Fila (deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br), além de consultar a unidade mais próxima da residência de cada um.

O escalonamento por idade na campanha de vacinação foi adotado para evitar filas e aglomeração nos locais de imunização. A determinação de datas distintas por faixa etária também segue a disponibilidade de vacinas, que são repassados pelo Ministério da Saúde aos estados. As secretarias estaduais entregam os imunizantes aos municípios conforme a proporção da população.

Conforme o plano divulgado pelo Governo de São Paulo, no dia 13 de junho, para a vacinação da população fora do grupo de risco, a imunização entre 40 e 42 anos foi liberada no dia 30 de junho. O próximo grupo, de pessoas entre 35 e 39 anos, deve começar a se imunizar no dia 15 de julho.

O calendário estadual, no entanto, pode ser adiantado ou atrasado nos municípios conforme a disponibilidade de doses.

PREOCUPAÇÃO COM SEGUNDA DOSE

O sábado (03) foi dedicado à aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na cidade de São Paulo. A expectativa da prefeitura era que 83 mil pessoas procurassem os postos para concluir o ciclo vacinal atrasado. Outros 11 mil paulistanos deveriam comparecer para aplicação do reforço, já que tomaram a primeira dose no início de abril.

As vacinas da AstraZeneca e da Pfizer têm intervalos de três meses entre as aplicações. Como o imunizante da farmacêutica americana começou a ser usado em maio no país, os vacinados com a Pfizer ainda não precisam procurar as unidades. Já quem tomou a AstraZeneca no início de abril deve voltar ao posto para a dose de reforço.

O intervalo da CoronaVac é de 28 dias. As datas de aplicação da vacina e a previsão de retorno estão no cartão de vacinação.

Tópicos relacionados