BandNews FM

SP: capital começa a vacinar contra a Covid-19 grupo com 29 anos

Prefeitura de SP espera a chegada de novas doses para avançar na campanha de imunização

BandNews FM

Vacinação do público com 29 anos começa nesta terça-feira (27).
Vacinação do público com 29 anos começa nesta terça-feira (27).
Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP

A cidade de São Paulo começa a vacinar contra a Covid-19, nesta terça-feira (27), o grupo com 29 anos. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que 143 mil pessoas possam se imunizar a partir de agora. Anteriormente anunciada para quinta-feira (29), a vacinação das pessoas com 28 anos deve atrasar por conta da demora na chegada de novas doses dos imunizantes. A expectativa agora é liberar a ida aos postos dessa faixa etária na sexta-feira (30), mas a data ainda depende de confirmação pelas autoridades.

Todas as 468 unidades básicas de saúde abrem entre 7h e 19h para a imunização. Há também a opção de vacinação nos mega postos, unidades drive thru e nos serviços de atenção especializada, que funcionam entre 8h e 17h. Os endereços dos postos de vacinação estão no site Vacina Sampa. É possível ainda verificar onde há fila através do De Olho na Fila.

A prefeitura de São Paulo exige a apresentação de um comprovante de residência e de um documento oficial com foto no momento da imunização. Também é recomendado que o cidadão realize um pré-cadastro no site Vacina Já.

O escalonamento do calendário é colocado em prática para impedir a formação de longas filas e aglomeração nos postos de imunização.

GRÁVIDAS

Na segunda-feira (26), começaram a ser vacinadas em casa as grávidas e puérperas que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca. São 652 mulheres nessa situação e que não completaram a imunização após a decisão de interromper a aplicação do imunizante fabricado pela Fiocruz neste grupo. O Ministério da Saúde e as autoridades sanitárias ainda investigam a morte de uma grávida vacinada que teve trombose.

Em São Paulo, gestantes e mães recentes recebem a segunda dose com a vacina da Pfizer, o intervalo mínimo entre aplicações é de 84 dias. Essas mulheres serão contactadas pelas UBSs e será agendada a vacinação em domicílio. A busca ativa deste grupo começou nesta segunda (26).

Atualmente, grávidas e puérperas são imunizadas com vacinas da Pfizer ou da CoronaVac quando procuram os postos de saúde.

Tópicos relacionados