BandNews FM

SP: capital confirma vacinação do grupo com 28 anos para sexta-feira (30)

Data de outros grupos ainda depende da chegada de novas doses

BandNews FM

Vacinação avança em São Paulo e público de 28 anos começa a ser imunizado na sexta (30).
Vacinação avança em São Paulo e público de 28 anos começa a ser imunizado na sexta (30).
Foto: Secretaria Municipal de Saúde de SP

A Prefeitura de São Paulo confirma para esta sexta-feira (30) o início da vacinação contra a Covid-19 do grupo de pessoas com 28 anos. Anteriormente, o prefeito Ricardo Nunes chegou a anunciar a imunização desta faixa etária a partir desta quinta (29), mas voltou atrás por um problema na contabilização das doses repassadas para a cidade. O público é estimado em 145 mil pessoas. As datas para os grupos mais novos ainda não foi confirmada.

O avanço do calendário de imunização depende da chegada de doses da vacina contra a Covid-19. Os imunizantes são entregues pelo Ministério da Saúde aos estados, que então repassam aos municípios. Nas últimas semanas, a chegada de imunizantes foi antecipada e o governo espera receber até 60 milhões de vacinas em agosto.

No estado de São Paulo, a previsão é que todos os adultos estejam vacinados até 16 de agosto e os adolescentes começam a receber a vacina no dia 18 de agosto. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (28) em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. No entanto, cada prefeitura pode fazer alterações e divulgar o próprio calendário.

Nesta quinta-feira (29), continua a vacinação dos maiores de 29 anos nas unidades de saúde. A imunização para a segunda dose também ocorre na rede municipal.

As 468 unidades básicas de saúde abrem entre 7h e 19h para a imunização. Há também a opção de vacinação nos 21 mega postos, 17 serviços de assistência especializada e três Centros de Saúde, que funcionam entre 8h e 17h. Os endereços dos postos de vacinação estão no site Vacina Sampa. É possível ainda verificar onde há fila através do De Olho na Fila. Os postos drive-thrus e as farmácias parceiras não atendem nesta quinta (29), mas retomam a operação com a liberação dos novos grupos vacináveis.

A prefeitura de São Paulo exige a apresentação de um comprovante de residência e de um documento oficial com foto no momento da imunização. Também é recomendado que o cidadão realize um pré-cadastro no site Vacina Já.

O escalonamento do calendário é colocado em prática para impedir a formação de longas filas e aglomeração nos postos de imunização.

Tópicos relacionados