A Prefeitura de São Paulo amplia o público que pode se vacinar a partir desta segunda-feira (07). As grávidas e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias sem comorbidades, acima de 18 anos, estão aptas a receber uma dose do imunizante.
É preciso levar uma autorização médica. As grávidas só serão vacinas com doses da Pfizer ou da CoronaVac. A AstraZeneca poderá ser usada nas puérperas.
Também entram na campanha as pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada, acima de 18 anos.
Quem tem comorbidade precisa comprovar com um exame, receita ou laudo médico. Já as lactantes precisam levar também a certidão de nascimento do bebê de até um ano. Os deficientes permanentes que recebem o BPC têm de levar um recibo.
Podem receber a primeira dose ainda as lactantes com doenças prévias, com mais de 18 anos.
Os postos de vacinação drive-thru serão reabertos na capital paulista com a entrada de novos grupos prioritários.
Cerca de 100 mil pessoas desses novos grupos devem ser imunizados.
No estado de São Paulo, a campanha de vacinação avança a partir da quinta-feira (10).
DRIVE-THRU
A Prefeitura de São Paulo vai passar a aplicar a segunda dose da vacina contra o coronavírus nos postos de vacinação drive-thru a partir desta segunda-feira (07).
O objetivo é facilitar a imunização completa daqueles que já tomaram a primeira dose.
Somente com as duas doses é possível garantir a proteção contra o coronavírus.
XEPA DA VACINA
Novas regras da "xepa" da vacina contra a Covid-19 na cidade de São Paulo.
Com a inclusão na campanha das pessoas com comorbidades ou deficiência permanente que recebem o BPC, acima de 18 anos, novos grupos poderão disputar as doses que sobram no fim do dia.
Ainda podem participar as pessoas com deficiência permanente, com mais de 18 anos, que não recebem o Benefício de Prestação Continuada.
Também entram na "xepa" os estagiários dos cursos técnicos e de graduação nas áreas da Saúde, independente do período de formação, de mais de 20 categorias profissionais.
Entre elas estão dentistas, fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; profissionais da educação física; e nutricionistas.
Para se inscrever na "xepa" da vacina é preciso procurar o posto de saúde mais perto de casa e comprovar que faz parte desses grupos, além de morar na capital paulista.
Depois é preciso ficar atento ao telefone, principalmente, no fim do dia, porque os funcionários da UBS ligam quando tem alguma sobra.
Todos precisam mostrar o comprovante de residência na capital paulista.
Os endereços e as regras de vacinação estão no site prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa