BandNews FM

SP começa a vacinar contra Covid-19 pessoas com 28 anos

No sábado (31), haverá mutirão de atendimento para vacinação da segunda dose em atraso

BandNews FM

São Paulo começa a vacinar grupo com 28 anos nesta sexta (30).
São Paulo começa a vacinar grupo com 28 anos nesta sexta (30).
Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP

A Prefeitura de São Paulo começa nesta sexta-feira (30) a imunizar contra a Covid-19 pessoas com 28 anos. O público estimado é de 145 mil paulistanos. Com o avanço da vacinação, os postos drive-thrus e farmácias parceiras voltam a reabrir para a aplicação das doses da vacina. Já no sábado (31), será dia de mutirão de busca ativa por quem não retornou para a completar a imunização da segunda dose.

Ainda não há datas para a vacinação de novos grupos, uma vez que a progressão da faixa etária vacinável depende da chegada de novos imunizantes. A entrega de vacinas é de responsabilidade do Ministério da Saúde, que repassa aos estados e municípios as vacinas do Plano Nacional de Imunizações.

Pelo calendário do Governo de São Paulo, entre esta sexta (30) e a próxima quarta (04) podem se vacinas aqueles com 29 e 28 anos. Mas as prefeituras podem alterar o calendário e seguir regras próprias.

Na capital, todas as 468 unidades básicas de saúde abrem entre 7h e 19h para a imunização. Há também a opção de vacinação nos mega postos, unidades drive-thru e nos serviços de atenção especializada, que funcionam entre 8h e 17h. Os endereços dos postos de vacinação estão no site Vacina Sampa. É possível ainda verificar onde há fila através do De Olho na Fila.

A prefeitura de São Paulo exige a apresentação de um comprovante de residência e de um documento oficial com foto no momento da imunização. Também é recomendado que o cidadão realize um pré-cadastro no site Vacina Já.

O escalonamento do calendário é colocado em prática para impedir a formação de longas filas e aglomeração nos postos de imunização.

MUTIRÃO SEGUNDA DOSE

Preocupada com o atraso na aplicação da segunda dose, a secretaria municipal de saúde de São Paulo promove neste sábado (31) um mutirão de busca ativa para vacinar quem não retomou aos postos para a segunda dose.

Apenas com as duas doses das vacinas é atingida a imunização completa.

A busca ativa ocorre quando os agentes de saúde ligam para as pessoas que não retornaram para a segunda dose dentro do prazo. As equipes convidam as pessoas para irem ao posto ou enviam vacinadores até a casa dos atrasados da segunda dose.

BALANÇO DA VACINAÇÃO NA CAPITAL

A cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 desde o início da campanha de vacina. Até esta quinta-feira (29), foram 7.239.394 vacinas aplicadas como primeira dose. Com as duas doses, são 2.498.047 paulistanos. Já 313.776 receberam a dose única da vacina da Janssen.

Com isso, 81,8% dos adultos de São Paulo já tomaram ao menos uma dose da vacina, enquanto 30,5% estão plenamente vacinados.

Tópicos relacionados