A cidade de São Paulo começa a vacinar nesta segunda-feira as pessoas com 46 anos. O público soma quase 170 mil paulistanos aptos a procurarem os postos de saúde para receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 ou a vacina de dose única.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 114 mil doses da Janssen no fim de semana e a aplicação da vacina começa nesta segunda. O imunizante foi repassado para todas as 468 unidades básicas de saúde. Este é o único fármaco aprovado para aplicação em dose única.
A Prefeitura de São Paulo, no entanto, também reservou 14 mil dessas doses para a população em situação de rua. Os cadastrados nos centros de acolhida da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Social já receberam a primeira dose de outros imunizantes. Ao todo, 21,7 mil pessoas em situação de rua já foram vacinadas por estarem em um público considerado prioritário.
Na terça-feira (29), a cidade avança em mais uma faixa etária e começa a imunização daqueles com 45 anos.
Também estão funcionando na cidade os 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), 16 megapostos com acesso a pedestres, mais de 130 postos volantes, rede de farmácias parceiras e nos 20 postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru.
As UBSs funcionam entre 7h e 19h. Já os megapostos e o drive-thru funcionam entre 8h e 17h.
É preciso apresentar um comprovante de residência e um documento oficial com foto no momento da vacinação.