A capital paulista aguarda a chegada de instruções do Ministério da Saúde e do governo de São Paulo para planejar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos e imunossuprimidos, anunciada para o dia 15 de setembro pelo Ministério da Saúde e adiantada para 6 de setembro pelo governo paulista.
Em entrevista à BandNews FM, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, afirmou que ainda não foi definido o calendário exato dessa etapa da imunização e nem quais vacinas serão utilizadas.
O Ministério indica o uso preferencial da Pfizer e não vai adotar a terceira dose com a Coronavac, enquanto o estado de São Paulo vai usar todas as vacinas disponíveis.
Redução do intervalo entre doses
Questionado sobre a redução do intervalo na aplicação das vacinas das Pfizer e AstraZeneca, como anunciado pelo governo federal, o secretário confirmou que a estratégia de imunização também será adotada na cidade; por enquanto, essa redução só acontece com a inscrição na chamada “xepa da segunda dose”.
Edson Aparecido adiantou também que terá uma reunião com o prefeito Ricardo Nunes, ainda nesta quinta-feira (26), para definir novidades no calendário de imunização da capital paulista.
Vacinação de adolescentes
A vacinação dos adolescentes sem comorbidades deve começar neste final de semana, e a ideia é ter mais uma “virada da vacina”, com a campanha acontecendo no sábado e no domingo.
Para isso, a Prefeitura aguarda a chegada de mais um lote da Pfizer nas próximas horas, com distribuição nas unidades a partir desta sexta-feira (27).
Acompanhe: