BandNews FM

SP: Moradores do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, reclamam da falta de obras contra enchentes

A falta de drenagem e escoamento corretos ocasionam o represamento da água provoca inúmeros prejuízos ao moradores desde perdas materiais até reflexos na saúde dos munícipes

Central de Ouvintes Ricardo Boechat

Quem passa a pé ou de carro não consegue se deslocar devido ao lamaçal e aos diversos buracos no meio do caminho
Quem passa a pé ou de carro não consegue se deslocar devido ao lamaçal e aos diversos buracos no meio do caminho
Foto: Ouvinte BandNews FM

Moradores do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, reclamam que obras de limpeza e desassoreamento do rio Tietê não serão realizadas no trecho que atinge a região.

O bairro, que fica no distrito Jardim Helena, sofre há anos com alagamentos que chegam a deixar as ruas debaixo d’água por dias.

Os principais endereços afetados são as rua Tietê, Freguesia de São Romão, Manoel Correia Penteado e avenida José Martins Lisboa.

Quem passam a pé não conseguem andar direito, já que não tem calçada.

Os carros mal se deslocam em meio ao lamaçal e os buracos, alguns atolam no trajeto.

Até crianças brincam no meio da água suja.

O autônomo Renan da Silva Santos reclama do descaso do poder público diante da situação.

A falta de drenagem e escoamento corretos ocasionam o represamento da água que inunda as ruas e provoca inúmeros prejuízos, desde perdas materiais até reflexos na saúde dos munícipes.

Nem precisa chover muito para que as ruas fiquem alagadas e os moradores percam pertences em meio à lama.

Em um documento obtido pela Central de Ouvintes, a Subprefeitura de São Miguel Paulista realizou uma vistoria no local em junho e reconheceu que as condições precárias do pavimento asfáltico e do sistema de drenagem na região.

O pedreiro Valdir Tavares denuncia que a falta de saneamento básico e limpeza urbana são fatores coadjuvante dos alagamentos que acontecem no bairro.

Procurada, a Prefeitura de São Paulo informou que as vias apontadas na reportagem passarão por vistoria técnica para avaliação da malha viária e asfaltamento.

Além disso, a Subprefeitura de São Miguel assegurou que a região é contemplada com serviços periódicos de zeladoria e também faz parte do Plano Preventivo de Chuvas de Verão.

Em caso de enchentes e alagamentos que danifiquem as residências, os moradores estão resguardados pela legislação.

Eles podem se dirigir à subprefeitura da região e solicitar a isenção do IPTU.

A administração regional afirmou que de janeiro até setembro deste ano fez diversos serviços de manutenção na área de cobertura da Subprefeitura de São Miguel Paulista.

Tópicos relacionados