BandNews FM

SP: MP denuncia policiais por homicídio de oito jovens em Paraisópolis

A operação aconteceu em 2019 durante um baile funk

19/07/2021 • 18:14 - Atualizado em 19/07/2021 • 20:28
Policiais militares que participaram de uma operação em Paraisópolis foram denunciados por homicídio
Policiais militares que participaram de uma operação em Paraisópolis foram denunciados por homicídio
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Doze policiais militares que participaram de uma operação em Paraisópolis, no dia 1º de dezembro de 2019, foram denunciados por homicídio pela Promotoria de Justiça do I Tribunal do Júri da Capital.

A ação deixou oito jovens mortos durante um baile funk. Em relação a um décimo-terceiro PM, a denúncia foi por crime de colocar a vida alheia em perigo mediante explosão.

A operação contou com 31 agentes, que foram afastados durante a investigação.

Na ocasião, diz a nota do MP, "frequentadores da festa foram abordados com violência pelos denunciados, que de várias formas agrediram as vítimas, provocando nelas lesões que resultaram em morte".

Ainda de acordo com a denúncia, os PMs agrediram pessoas presentes com golpes de cassetete, garrafas, bastões de ferro e gás de pimenta. Um dos policiais lançou um morteiro contra a multidão.  

Além da condenação, o MPSP requer a fixação de um valor mínimo para reparação dos danos materiais e morais causados pelas infrações.

Em nota, a Polícia Militar disse que "todas as circunstâncias relativas aos fatos foram investigadas por meio de inquéritos pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela PM. 

Ambos foram encaminhados à Justiça e nove policiais foram indiciados por homicídio culposo. Mais informações podem ser solicitadas ao Poder Judiciário".