BandNews FM

SP: MP denuncia policiais por homicídio de oito jovens em Paraisópolis

A operação aconteceu em 2019 durante um baile funk

Por

Policiais militares que participaram de uma operação em Paraisópolis foram denunciados por homicídio
Policiais militares que participaram de uma operação em Paraisópolis foram denunciados por homicídio
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Doze policiais militares que participaram de uma operação em Paraisópolis, no dia 1º de dezembro de 2019, foram denunciados por homicídio pela Promotoria de Justiça do I Tribunal do Júri da Capital.

A ação deixou oito jovens mortos durante um baile funk. Em relação a um décimo-terceiro PM, a denúncia foi por crime de colocar a vida alheia em perigo mediante explosão.

A operação contou com 31 agentes, que foram afastados durante a investigação.

Na ocasião, diz a nota do MP, "frequentadores da festa foram abordados com violência pelos denunciados, que de várias formas agrediram as vítimas, provocando nelas lesões que resultaram em morte".

Ainda de acordo com a denúncia, os PMs agrediram pessoas presentes com golpes de cassetete, garrafas, bastões de ferro e gás de pimenta. Um dos policiais lançou um morteiro contra a multidão.  

Além da condenação, o MPSP requer a fixação de um valor mínimo para reparação dos danos materiais e morais causados pelas infrações.

Em nota, a Polícia Militar disse que "todas as circunstâncias relativas aos fatos foram investigadas por meio de inquéritos pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela PM. 

Ambos foram encaminhados à Justiça e nove policiais foram indiciados por homicídio culposo. Mais informações podem ser solicitadas ao Poder Judiciário".

Tópicos relacionados