
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade, publicou nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial do município, a prorrogação do prazo para a retirada de circulação dos ônibus com mais de uma década de uso. O novo limite foi estendido para o fim de 2025, ultrapassando o período previsto nos contratos com as empresas concessionárias.
A decisão visa evitar a diminuição da frota e os impactos que isso causaria no funcionamento do transporte público. Assim, os veículos permanecerão em operação até que a frota seja renovada. Poderão circular até o final de 2025 os ônibus fabricados nos anos/modelos entre 2012 e 2014, além de miniônibus dos anos/modelos de 2015 a 2017.
A medida também foi motivada por uma decisão da Câmara Municipal de São Paulo, que recentemente aprovou um projeto de lei ampliando para 2038 o prazo para a substituição total da frota por ônibus elétricos.
Outro fator que contribuiu para a situação foi o reajuste na tarifa de transporte público, que será de R$ 5 a partir de 6 de janeiro, representando um aumento de 13,6%.
As regras para a prorrogação incluem outros pontos, como os miniônibus com mais de sete anos e demais veículos com mais de dez anos preferencialmente sendo utilizados como reserva técnica. Além disso, a manutenção e as vistorias desses veículos mais antigos deverão ser realizadas com maior frequência.