Postos de vacinação contra a Covid-19 na capital paulista passam por falta de vacinas da Pfizer e da CoronaVac para a aplicação da segunda dose. O levantamento é da Central de Ouvintes Ricardo Boechat, da BandNews FM.
De acordo com os relatos enviados, o desabastecimento atinge todas as regiões da cidade de São Paulo. Para dificultar ainda mais a situação, o portal que deveria mostrar onde determinada vacina pode ser encontrada ainda engana o usuário e mostra informações desatualizadas.
Grávida, a diarista Renata Borges foi à UBS Cidade Ipava, na zona Sul, em busca da segunda dose da Pfizer, mas não conseguiu completar a vacinação nesta sexta-feira (3).
"Fui tomar a segunda dose da Pfizer, como eu sou gestante. Chegando lá, falaram que desde ontem já acabou. No site, está falando que estava sem fila e disponível. Agora, eu vou ter que procurar um posto perto do trabalho para poder tomar e não ficar atrasada", explicou a trabalhadora.
O estudante Renan Costa também foi a alguns postos na zona Leste de São Paulo desde a última quinta-feira (2), mas ainda não conseguiu completar o ciclo vacinal: "Desde ontem queria tomar a segunda dose da vacina CoronaVac, mas a grande maioria dos postos da zona leste de São Paulo não tem o imunizante. Fui ontem a dois postos próximos e não achei a vacina".
Já a ouvinte Valquíria Duarte conta que, mesmo após consultar o site "De Olho na Fila", não encontrou a vacina do Instituto Butantan, nos três postos de saúde que visitou na capital paulista.
"É difícil ir um pouco mais longe, mesmo constando que tem, e chegar lá e não ter a vacina", reclamou.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou que realiza o remanejamento entre as unidades do município, para garantir a vacinação nos territórios e resolver eventuais desabastecimentos causados pela alta adesão em regiões específicas.
Além disso, a pasta aponta que recebeu, na última terça-feira (31), mais de 320 mil doses de imunizantes para seguir com o esquema vacinal dos moradores da capital paulista.
A vacinação contra a Covid-19 será suspensa durante o feriado de 7 de setembro e retomada na quarta-feira (8).