BandNews FM

SP: Remédio para tratamento de doenças psicológicas está em falta na capital

AMAs e UBSs de diversos pontos de São Paulo estão sem a medicação Sertralina há pelo menos um mês

BandNews FM

Falta do medicamento Sertralina afeta diversas regiões da capital paulista.
Falta do medicamento Sertralina afeta diversas regiões da capital paulista.
Foto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil

A capital paulista está sendo afetada pela falta do medicamento Sertralina em diversos pontos de São Paulo. 

O remédio é utilizado em muitos pacientes com sintomas de ansiedade, depressão, ataques de pânico, TOC e estresse pós-traumático e a falta do medicamento causa diversos efeitos colaterais como agressividade, insônia e aumento dos sintomas de ansiedade e depressão. 

UBSs e AMAs espalhadas em São Paulo estão sem o medicamento há cerca de um mês, em outros, chega a dois meses.

A ouvinte Giselda Aparecida Vicente, da zona oeste, entrou em contato com a "BandNews FM" por causa do sobrinho de quinze anos, diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Giselda afirma que o adolescente ficou mais de uma semana sem o medicamento: “Ele já tinha tido uma crise forte, de endurecer o corpo todo. Graças à BandNews, nós conseguimos doação do remédio”.

Já a ouvinte Camila Kanis tentou pegar em três lugares diferentes, na zona leste de São Paulo, consultou aplicativo indicado pelas próprias UBSs, mas está desde o fim de julho sem a medicação.

“Eu tive consulta no dia primeiro, fui na UBS José Pires, onde me consulto e já não tinha o medicamento. Consultei o aplicativo que me indicava dois lugares com remédio em estoque, mas nenhum dos dois tinham de fato e eles me informaram que não tinha prazo para chegar”, conta. 

A Miriam Ajukas, também da zona Leste de São Paulo, está há dois meses sem conseguir o sertralina e tem sido cada vez mais difícil manter o tratamento: “Meu marido está desempregado e eu não posso ficar sem o remédio. Estou pegando dinheiro emprestado com familiares para poder comprar o remédio porque eu não estou achando em lugar nenhum e eu não posso ficar sem”, acrescenta.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu nesta semana cerca de 10,6 milhões de comprimidos do medicamento e que está abastecendo toda a rede.

As unidades citadas pela "Central de Ouvintes" serão abastecidas até quinta-feira (18). 

A pasta esclarece que os estoques de medicamentos dos equipamentos de saúde são rotineiramente repostos e, quando necessário, é feito o remanejamento entre as unidades da rede municipal para suprir a demanda.

Tópicos relacionados