SP: Responsável por material didático com erros é exonerado do cargo

Renato Dias era chefe da Coordenação Pedagógica, órgão que elabora o currículo e define os materiais que serão utilizados em sala de aula

Rádio BandNews FM

A professora Bianka de Andrade Silva assume, nesta quarta-feira (6), a Coordenadoria Pedagógica (Coped) no lugar do Renato Dias, número dois de Renato Feder, secretário da Educação de São Paulo. Segundo a Secretaria da Educação Estadual, ele deixou o cargo para assumir projetos pessoais. 

A BandNews FM mostrou, em uma denúncia, slides enviados aos professores para serem usados nas aulas de cada bimestre que apresentavam erros graves ou conteúdos confusos para o entendimento dos alunos.

Professores afirmaram que não confiavam nos materiais da pasta comandada por Feder.            

Em um dos materiais recebidos pela jornalista Roberta Russo, um slide de história sobre a ditadura no país apontava o cantor Geraldo Vandré como compositor da música “É proibido proibir”.

Também apareceram erros em exercícios de matemática, assim como informações históricas distorcidas, como atribuir ao imperador Dom Pedro Segundo a assinatura da Lei Áurea.

Em outro trecho, o material de história dizia que o ex-presidente Jânio Quadros proibiu, quando era prefeito de São Paulo, o uso de biquínis em praias da capital paulista.

A Coordenadoria Pedagógica tem como atribuições elaborar e atualizar o currículo da Educação Básica, além de definir os materiais e recursos que serão aplicados nos Ensinos Fundamental e Médio.