BandNews FM

SP: Segunda de repescagem da vacina antiCovid-19 e novo grupo se imuniza na quarta

Pessoas com 27 anos começam a ser vacinadas na quarta (04); na quinta (05) é a vez daqueles com 26 anos

BandNews FM

Vacinação avança ao longo da semana em São Paulo.
Vacinação avança ao longo da semana em São Paulo.
Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP

A capital paulista pretende vacinar mais de 300 mil pessoas contra a Covid-19 nesta semana. O avanço da campanha ocorre com a chegada de novas doses de vacinas. Na quarta-feira (04), a imunização será liberada para quem tem 27 anos de idade. Já na quinta (05), é a vez daqueles com 26 anos. Neste início de semana, os postos de saúde abre para a vacinação do grupo com 28 anos e que ainda não compareceu ao serviço de saúde e para a aplicação da segunda dose da vacina entre todos os elegíveis.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que o avanço do calendário de vacinação ocorreria com a chegada de 300 mil doses da CoronaVac, entregues pelo governo de São Paulo. O Ministério da Saúde também promete novas entregas de imunizantes ao longo da semana.

Nesta segunda (02) e terça (03), os postos drive-thrus e as farmácias parceiras não abrem. Mas todas as 468 unidades básicas de saúde abrem entre 7h e 19h para a imunização. Há também a opção de vacinação nos mega postos e nos serviços de atenção especializada, que funcionam entre 8h e 17h. Os endereços dos postos de vacinação estão no site Vacina Sampa. É possível ainda verificar onde há fila através do De Olho na Fila. A ferramenta da prefeitura também revela as doses disponíveis para a segunda dose nos postos, evitando a peregrinação entre unidades.

No entanto, desde a semana passada, uma lei impede que os cidadãos escolham vacinas. Aqueles que se recusarem a tomar o imunizante disponível para a primeira dose terão que assinar um termo de responsabilidade e vão para o fim da fila.

Para a vacinação, a prefeitura de São Paulo exige a apresentação de um comprovante de residência e de um documento oficial com foto no momento da imunização. Também é recomendado que o cidadão realize um pré-cadastro no site Vacina Já.

O escalonamento do calendário é colocado em prática para impedir a formação de longas filas e aglomeração nos postos de imunização.

Pelo calendário do Governo de São Paulo, entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, a vacinação está liberada para aqueles entre 28 e 29 anos. Já o grupo entre 25 e 27 anos pode se imunizar entre 5 e 9 de agosto. Mas fica a cargo das prefeituras seguir ou não o planejamento estadual.

Tópicos relacionados