No candidato do Republicanos ao Governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem 49,9% das intenções de voto, enquanto Fernando Haddad, do PT, aparece com 39,2% no mais recente levantamento estimulado do Paraná Pesquisas sobre a corrida pelo Governo de São Paulo. Os dados divulgados nesta sexta-feira (14) apontam que 5,6% dos paulistas pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 5,4% não sabem ou não responderam.
Há uma semana, o ex-ministro Bolsonaro tinha 50,4% das menções, enquanto o petista somava 38,4%. As oscilações estão, portanto, dentro da margem de erro, que é de 2,4 pontos percentuais.
Foram ouvidos 1810 eleitores maiores de 16 anos, entre os dias 09 e 13 de outubro, em 76 municípios paulistas. O nível de confiança é de 95% e a pesquisa tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (SP-09289/2022).
Quando são considerados apenas os votos válidos, excluindo os brancos e nulos, Tarcísio abre vantagem de 12 pontos sobre o oponente. O republicano tem 56% dos votos contra 44% do petista. É desta maneira que a Justiça Eleitoral faz a totalização e o anuncia o resultado da eleição.
Os eleitores também foram perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, é assim que os institutos medem o chamado índice de rejeição dos candidatos. Fernando Haddad mencionado por 48,7% dos entrevistados, já Tarcísio recebeu a avaliação negativa de 36,1% dos paulistas. 5,9% dizem que poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 11,2% não sabem ou não responderam.
No primeiro turno, Tarcísio de Freitas obteve 9,5 milhões de votos e terminou em primeiro lugar, com 42,34% dos votos válidos. Já Fernando Haddad obteve 35,7% dos votos, sendo escolhido por 8,3 milhões de paulistas.
O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro, último domingo do mês.
CORRIDA PRESIDENCIAL EM SP
O Paraná Pesquisas também mediu a intenção de votos para presidente no estado de São Paulo. O levantamento apura as preferências dos paulistas na corrida presidencial e não pode ser considerado sozinho para a avaliação nacional dos votos entre os presidenciáveis.
Jair Bolsonaro aparece com 49,8% dos votos, enquanto Lula tem 40,9%. 5,3% dizem votar em branco ou anular o voto, enquanto 4% não sabem ou não responderam.
Quando considerados apenas os votos válidos em São Paulo, o atual presidente tem 54,9% dos votos, enquanto o petista, 45,1%. Neste caso, são desconsiderados os brancos, nulos e indecisos.