Um levantamento do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo aponta queda na ocupação de leitos acima de 80% para pacientes com Covid-19. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (05).
Na última sondagem, no mês passado, 83% dos estabelecimentos privados estavam com ocupação acima de 80% nas unidades de terapia intensiva; agora esse índice é de 62%. Segundo a pesquisa, não houve um aumento de internações nos últimos 10 dias em relação aos números anteriores.
Para a entidade, a queda na ocupação das UTIs não deve levar a população a se descuidar, principalmente, porque o tempo frio amplia os problemas respiratórios.
“O tempo frio, que pode trazer complicações respiratórias e outras infecções virais e a morosidade da vacinação contra a Covid-19 podem novamente fazer crescer a contaminação pelo coronavírus”, alertou o médio Francisco Balestrin, presidente do SindHosp.
De acordo com o Sindicato, os hospitais ainda registram o afastamento de colaboradores por problemas de saúde. São 72% das clínicas que relatam dificuldades com falta de mão de obra, além do registro de cancelamentos de cirurgias eletivas - 68% dos serviços de saúde registram a anulação de até 50% desses procedimentos.