BandNews FM

SP: uso de máscara em ambientes abertos será opcional a partir de 11 de dezembro

Decisão foi anunciada pelo governador João Dória nesta quarta-feira (24)

BandNews FM

Os estudos apontaram que não houve aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias.
Os estudos apontaram que não houve aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias.
Rovena Rosa / Agência Brasil

A partir de 11 de dezembro, o uso de máscaras deixará de ser obrigatório em áreas abertas no estado de São Paulo. A flexibilização do uso de máscaras no estado foi anunciada nesta quarta-feira (24), durante coletiva de imprensa pelo governador João Doria.

Apesar da liberação em ambientes abertos, o uso de máscara seguirá obrigatório em ambientes fechados e no transporte público.

Segundo o governador de São Paulo, a decisão está amparada em orientação do Comitê Científico do Estado e em dados positivos de aceleração da vacinação em São Paulo.

Durante o anúncio da medida, João Doria explicou que a liberação do equipamento de proteção veio após a análise do quadro epidemiológico após a permissão de 100% do público em eventos culturais, esportivos e de lazer, vigente em São Paulo desde o dia 1 de novembro.

Os estudos apontaram que não houve aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias.

Vale ressaltar que o Estado de São Paulo tem 74,5% da população com o esquema vacinal completo, fator que também contribuiu para a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos.

No Brasil

Ao contrário da decisão do Governo de São Paulo, 90% das prefeituras brasileiras pretendem manter o uso obrigatório de máscaras em determinados ambientes, mesmo com toda a população vacinada contra a Covid-19.

Atualmente, 88,6% das prefeituras mantêm a obrigatoriedade do equipamento de proteção em ambientes públicos e 10,7% não mantêm a exigência em locais públicos.

É o que aponta uma pesquisa feita pela CNM, Confederação Nacional de Municípios, que ouviu 2.362 prefeituras entre os dias 16 e 19 de novembro.

A CNM também questionou os prefeitos sobre a distribuição de vacinas. Os dados apontaram que 336 municípios, que representam 14% do total, ficaram sem imunizantes.

Entre os que relataram a falta de vacinas, em 176, houve impacto na primeira dose; e, em 168, na dose de reforço.

As vacinas da Pfizer e da Astrazeneca faltaram em 114 (85,7%) e 48 (28,6%) desses Municípios, respectivamente.

Tópicos relacionados