A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (2) a ampliação do público apto para receber a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. A partir de quarta-feira (3), os maiores de 40 anos podem procurar os postos de saúde para o segundo reforço com o imunizante.
A segunda geração do imunizante protege contra a cepa original e a variante ômicron do coronavírus.
Até o momento, a vacinação estava disponível para pessoas a partir dos 50 anos de idade, além maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.
Para receber a dose é preciso ter se vacinado com uma ou duas doses de reforço ou completado o esquema básico, com no mínimo quatro meses da última aplicada.
No final de abril, o Ministério da Saúde havia liberado a vacinação com a bivalente para todos os maiores de 18 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura aguarda o recebimento de mais doses para ampliar o calendário.
Nas Unidades Básicas de Saúde, está disponível a “xepa” ao final do dia para pessoas acima de 18 anos e previamente cadastradas.
Alguns grupos prioritários também podem se vacinar contra a Influenza.
De acordo com a Prefeitura, mais de 1,2 milhão de doses já foram aplicadas em São Paulo.
A vacina está disponível nas UBSs e AMAs e UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs e UBSs Integradas, também das 7h às 19h.
O Ministério da Saúde tem recomendado a vacinação da população com a bivalente, já que ela reforça a proteção contra as variantes e subvariantes.