A empresa SpaceX realizou na manhã deste sábado (18), na cidade de Boca Chica, no estado americano do Texas, o segundo voo não-tripulado do foguete conhecido como Starship, o mais poderoso do mundo. A nave, que é reutilizável, tem capacidade de transportar 100 pessoas e até 250 toneladas de cargas ao espaço.
Marcado para as 10h, no horário de Brasília, o lançamento ocorreu com apenas três minutos de atraso e, após a separação dos estágios (superior e inferior), a empresa perdeu o contato com a cápsula (parte superior da nave).
No primeiro teste, a separação não foi bem-sucedida e a equipe precisou utilizar o sistema emergencial de explosão. Dessa vez, os dois módulos do foguete - o propulsor e a cápsula - se separaram corretamente. Dessa forma, a companhia considerou o teste um sucesso.
Em nota, a empresa diz que esse estudo vai ser utilizado para modernização de dados e para entender a melhor forma de viabilizar futuros pousos de astronautas na Lua e em Marte, com o programa Artemis, da Nasa.
A agência espacial americana ainda prevê atualizações no foguete que hoje já é considerado um dos mais tecnológicos.