STF envia para Justiça do Pará investigação contra Ricardo Salles

Alexandre de Moraes decide que a 1ª instância vai investigar os alvos da operação Akuanduba, que tem como um dos alvos o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles

Rádio BandNews FM

Salles também está envolvido em outra investigação sob relatoria da ministra Cármen Lúcia  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Salles também está envolvido em outra investigação sob relatoria da ministra Cármen Lúcia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do STF Alexandre de Moraes atende pedido da Polícia Federal e decide que a Justiça Federal do Pará vai investigar os alvos da operação Akuanduba, que tem como um dos alvos o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. A medida foi anunciada nesta terça-feira (20). A operação investiga exportação de madeira ilegal retidas em portos norte-americanos.

O ex-ministro deixou o cargo no mês passado por causa da pressão das investigações, e perdeu o foro privilegiado, ele só podia ser investigado em inquérito em tramitação no Supremo.

Salles também está envolvido em outra investigação sob relatoria da ministra Cármen Lúcia, enviada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Além disso, o ex-ministro também estava com uma imagem desgastada em razão da repercussão internacional negativa da política ambiental do governo federal.

Com a perda do foro, a investigação prosseguirá na primeira instância da Justiça Federal. De acordo com a decisão, todos os atos da investigação devem ser preservados. Moraes também afirmou que como Salles não exerce mais cargo na pasta, é necessário o envio à primeira instância.

Em maio deste ano, Salles, o então presidente do Ibama, Eduardo Bim, e mais nove pessoas foram alvos de operação autorizada por Alexandre de Moraes.