STF tem maioria de votos para tornar Zambelli ré por porte ilegal de arma

Deputada bolsonarista foi denunciada após perseguir um eleitor de Lula com arma em punho na véspera do 2º turno

Rádio BandNews FM

STF tem maioria de votos para tornar Zambelli ré por porte ilegal de arma
O STF formou maioria para tornar ré a deputa Carla Zambelli
Reprodução/BandNews TV

O Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta sexta-feira (16), para tornar ré a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), no caso da perseguição armada a um apoiador do presidente Lula em 29 de outubro do ano passado, na véspera do 2º turno das eleições.

Após um bate-boca, na região dos Jardins, área nobre da cidade de São Paulo, Zambelli caminhou pela rua em posição de tiro, invadiu uma lanchonete e pediu para que o rapaz se deitasse no chão. Um segurança chegou disparar contra o chão, foi preso e liberado depois de pagar fiança no valor de um salário mínimo.

Até o momento, seis ministros do STF votaram pelo recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República: Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. Apenas o ministro André Mendonça, por enquanto, votou contra, entendendo que o processo deveria ser enviado à Justiça de São Paulo.

Além da condenação por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e de constrangimento ilegal com emprego de arma, a PGR pede que Zambelli seja obrigada a pagar 100 mil reais por danos morais coletivos e perca, em definitivo, o porte de arma.