
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (8) ações de reforço no combate à dengue para evitar um aumento dos casos da doença no país. Em cerimônia realizada em Brasília, o ministro Alexandre Padilha prometeu R$ 300 milhões para financiar o plano.
“O Ministério da Saúde está preparado para ofertar até 150 centros de hidratação de até 100 leitos”, disse Padilha. A Força Nacional do SUS também será mobilizada para atuar em 80 municípios prioritários.
Nos primeiros três meses de 2025, foram contabilizados 850 mil casos da doença, uma redução de 75% na comparação com o mesmo período de 2024. Mas o Ministério da Saúde está em alerta para a concentração dos doentes na região Sudeste.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, os meses de abril e maio correspondem ao período com o maior registro de casos, principalmente, no Sudeste.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 73% dos casos estão nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. As três unidades da federação ainda concentram 86% de todos os óbitos por dengue no país.
Só em São Paulo, são 305 mortes de um total de 430 óbitos confirmados até março.