BandNews FM

Suécia e Finlândia entregam candidatura à OTAN nesta quarta-feira (18)

Os governos dos dois países ainda tentam convencer o presidente da Turquia, Recep Erdogan, a não vetar a adesão deles à aliança militar

BandNews FM

Os líderes da Suécia e da Finlândia também devem se reunir com Joe Biden na quinta-feira
Os líderes da Suécia e da Finlândia também devem se reunir com Joe Biden na quinta-feira
Reprodução / Redes Sociais

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, se reunirá com os embaixadores da Finlândia e da Suécia nesta quarta-feira (18). A data também irá marcar a entrega oficial das solicitações de ingresso na aliança militar pelos dois países.

Nesta terça (17), a primeira-ministra sueca Magdalena Andersson e o presidente finlandês Sauli Niinistö concederam uma entrevista coletiva conjunta, em Estocolmo.

A líder do governo da Suécia disse que espera cooperar com a Turquia dentro da OTAN. “Estamos ansiosos para ter um diálogo bilateral com a Turquia e, é claro, também teremos diálogos bilaterais com outros membros da OTAN durante este processo. E quando estivermos na OTAN, vejo uma oportunidade de evoluir ainda mais nosso relacionamento bilateral”, afirmou Andersson.

Já o presidente da Finlândia destacou que permanece otimista sobre as próximas discussões com a Turquia e que com diálogo o “problema será resolvido”.

Sauli Niinistö lembrou que, no início de abril, presidente turco, Recep Erdogan, apoiava as adesões: “Ele parecia favorável no processo de inscrição de membro finlandês. Agora há diferentes pontos de vista. “Temos que discutir mais. Nosso povo está pronto para fazer quase qualquer coisa para discutir com as autoridades turcas. Ambos solicitamos telefonemas com Erdogan e continuo otimista".

Lembrando que Erdogan prometeu vetar a entrada dos dois países na aliança, acusando eles de abrigarem organizações terroristas curdas.

Os líderes da Suécia e da Finlândia também devem se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na quinta-feira (19).

Tópicos relacionados