A Suíça aprovou a entrada de viajantes brasileiros que estejam completamente imunizados contra a Covid-19. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (23). A autorização de entrada será dada para quem se imunizou com as duas doses das vacinas da Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca e Sinovac. Não será preciso fazer um teste RT-PCR para entrar no país, mas quem não está completamente imunizado, deve apresentar o teste e estará sujeito a ficar de quarentena nos 10 primeiros dias de estadia.
A Suíça faz parte do bloco de livre circulação na Europa e ainda não está claro se os brasileiros terão liberdade para circular entre os outros países.
O Brasil tem voos diretos com a Suíça, chegando via Zurique. O colunista da BandNews FM Ricardo Freire, especialista em viagens, afirma que brasileiros que façam escala em países do bloco europeu podem enfrentar dificuldades para conseguir autorização de entrada, já que os brasileiros ainda estão na lista de restrição da maioria dos países, por isso, a opção seria fazer conexão em Londres ou Istambul.
A decisão da Suíça é benéfica para o turismo, que é uma atividade importante para a economia do país. Cerca de 10% do PIB depende da indústria turística.
O correspondente internacional do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Felipe Kieling, fala mais sobre a decisão: