“Super Quarta” tem definição sobre os juros no Brasil e nos EUA

Expectativa é de alta nos juros e reflexo na cotação do dólar por aqui

Rádio BandNews FM

Decisão do Copom deve sair no final da tarde Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Decisão do Copom deve sair no final da tarde
Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central decide nesta quarta-feira (15) a nova taxa básica de juros no país. A previsão do mercado é de uma elevação de 0,5 ponto percentual, com a Selic chegando aos 13,25% ao ano. Atualmente, a taxa de juros está em 12,75%, valor mais alto desde 2013.

A decisão do Copom deve sair no final da tarde. A reunião para a definição começou nesta terça-feira (14) e o principal foco da discussão é a necessidade do controle da inflação. Confirmada a expectativa de alta, será a 11ª alta consecutiva da alta.

Esta quarta-feira tem sido chamada de “Super Quarta” pelos agentes do mercado financeiro com a previsão do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, também anunciar mudanças nos juros por lá. A previsão indica um aumento de 0,75 ponto percentual, chegando ao intervalo de 2,25% a 2,50% ao ano. O maior valor em 30 anos.

O aumento dos juros em ambos os países busca conter a alta da inflação, que tem pressionado a popularidade de ambos os presidentes.

Nos Estados Unidos, a alta acumulada dos preços nos últimos 12 meses ultrapassa 8%, a maior taxa em 40 anos. Aqui no Brasil, a inflação está em 11,73%, acima da meta do Banco Central de uma inflação de 4,5%.

A colunista de economia da BandNews FM Juliana Rosa afirma que o mercado espera um aumento na cotação do dólar caso a alta de confirme, já que os investidores apostariam mais em títulos do Tesouro Americano com as melhores taxas de retorno com a alta dos juros.