BandNews FM

Suspensão da primeira dose contra a Covid-19 afeta capitais

Rio de Janeiro e Salvador contam com o recebimento de mais imunizantes ainda nesta semana

Por

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi suspensa nas capitais do Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.
A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi suspensa nas capitais do Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.
Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi suspensa nas capitais do Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio de Janeiro. A justificativa é a falta de estoques para a primeira aplicação, já que as novas doses foram destinadas para a segunda dose. O reforço do imunizante não foi afetado. O recebimento de novas doses para a retomada do calendário está previsto para acontecer ainda nessa semana no Rio de Janeiro e Salvador. Já Campo Grande ainda não tem previsão de retorno.

Rio de Janeiro

A aplicação da primeira dose na capital fluminense deve ser retomada na quinta-feira (29). A promessa é que o Governo do Estado receba do Ministério da Saúde, nos próximos dois dias, mais de 500 mil doses. As remessas serão distribuídas aos municípios, por via aérea e terrestre. Por estar perto do centro de armazenamento de vacinas do Rio, a capital deve retirar o lote assim que houver disponibilidade.

Mesmo com a suspensão, cariocas tentaram, sem sucesso, se imunizar com a primeira dose, nesta segunda (26). Em um posto em Copacabana, a Zona Sul, mesmo que tímida, ainda havia procura pela vacina.

Salvador

A Bahia vai receber 613 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias. A informação é da Secretaria estadual da Saúde (Sesab).

Nesta terça (27), por volta de 7h20, chegarão 255.300 doses da vacina Coronavac, produzida no país pelo Instituto Butantan, e 63.600 doses do imunizante da Astrazeneca/Oxford, doadas pela Covax, da Organização Mundial da Saúde. Às 19h15, desembarcam no Aeroporto de Salvador mais 150.250 doses da vacina de Oxford, produzidas pela Fiocruz.

Já na tarde de quarta (28), às 15h, está prevista a chegada de um novo lote com 143.910 vacinas da Pfizer.

As vacinas serão destinadas para as primeiras e segundas doses para os municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores.

Campo Grande

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação da primeira dose será retomada só quando uma nova remessa de vacinas chegar à cidade. Sem uma prévia de data.

Tópicos relacionados