
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, negou a intenção de concorrer à presidência em 2026 no lugar do ex-presidnete Jair Bolsonaro, que está inelegível. Ele usou as redes sociais para reafirmar seu apoio ao ex-presidente, de quem foi ministro do Planejamento.
“A direita está com Bolsonaro. É o grande líder, é a grande referência, construiu esse capital”, afirmou Tarcísio de Freitas.
Bolsonaro foi declarado inelegível por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2023. Os ministros consideraram que o ex-presidente cometeu crime eleitoral ao realizar uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada em 2022 e, no encontro, colocou em xeque a segurança das urnas eleitorais usadas na votação brasileira. A reunião foi transmitida pela TV oficial do governo.
Apesar da inelegibilidade de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas segue afirmando que o ex-presidente será o candidato da direita em 2026. Ele tem dito, ainda, que se a decisão do TSE não for derrubada até lá, o representante desse espectro político será quem Bolsonaro indicar.