
O Tatuzão, apelido dado à tuneladora que perfura os túneis do metrô de São Paulo, chegou, neste domingo (9), à estação São Joaquim, a última do trecho sul, concluindo o processo de escavação da Linha 6–Laranja.
A nova linha conectará a Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro da capital. Serão 15 km de extensão, com 15 estações e integração com quatro outras linhas (1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante). O tempo estimado para percorrer todo o trajeto é de 23 minutos. O projeto tem um investimento estimado em R$ 19 bilhões.
A próxima fase do planejamento envolve a instalação dos trilhos, dos sistemas e a aquisição dos trens. A entrega está prevista para ocorrer em duas etapas: a primeira no segundo semestre de 2026 e a conclusão total em 2027.
A construção da Linha 6, conhecida como "Linha das Universidades", começou em 2015 e tinha entrega prevista para 2020. No entanto, em 2018, o governo de São Paulo suspendeu as obras. Os trabalhos foram retomados em 2020, quando o grupo espanhol Acciona assumiu o consórcio responsável pelo empreendimento.
A expectativa é que a nova linha transporte mais de 630 mil passageiros diariamente.