BandNews FM

Taxa de desemprego se mantém estável, mas ainda atinge 12 milhões de pessoas

Número de trabalhadores com carteira assinada cresceu no país, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (29)

Rádio BandNews FM

O desemprego no país ainda atinge quase 12 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. O instituto divulgou nesta sexta-feira (29) a Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (PNAD).

Segundo os dados do PNAD, a taxa de desemprego do último trimestre encerrado em março, 11,1%, se manteve estável frente ao mesmo período do ano passado e ao trimestre anterior.

A colunista de economia da Band News FM, Juliana Rosa, explica que a pequena recuperação que está em andamento no mercado de trabalho ocorre por causa da melhora no setor de serviços.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, sem considerar trabalhadores domésticos,  também cresceu. Foram registradas 34 milhões de pessoas, o que representa uma alta de 10,7%, na comparação com o mesmo período de 2021.

Já o número de trabalhadores por conta própria caiu 2,5% em relação ao trimestre anterior, e aumentou 7,3% desde o ano passado.

A pesquisa também apontou que o número de pessoas no mercado informal caiu quase 2%, totalizando mais de 38 milhões de trabalhadores. O rendimento médio real ficou em 2.548 reais.

Tópicos relacionados