O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu uma licitação de quase R$200 milhões da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) por suspeita de fraude.
A decisão foi tomada pelo ministro do TCU Aroldo Cedraz e confirmada pelo plenário nesta quarta-feira (10). A licitação era destinada para contratação de quatro empresas de comunicação digital do governo federal.
O tribunal deu um prazo de 15 dias para que a Secom explique a licitação, que custaria R$ 197,7 milhões. O órgão foi acionado pelo Ministério Público alegando “indícios de possível violação ao sigilo do procedimento".
O processo licitatório foi iniciado em janeiro deste ano. As iniciais das instituições vencedoras foram divulgadas no mês de abril, um dia antes das propostas serem abertas.
O processo ficará suspenso até que as suspeitas sejam esclarecidas. O ministro Paulo Pimenta, que era chefe da Secom, afirmou que as denúncias são infundadas e que têm o objetivo de interferir no resultado final da licitação.