Temendo um aumento de casos, municípios do litoral do Paraná preparam barreira sanitária para turistas

O litoral do Paraná tem apenas um hospital de médio porte para receber casos graves de Covid-19

BandNews FM

Reprodução/Reuters Temendo um aumento de casos, municípios do litoral do Paraná preparam barreira sanitária para turistas
Reprodução/Reuters
Temendo um aumento de casos, municípios do litoral do Paraná preparam barreira sanitária para turistas

Os municípios do litoral do Paraná se preparam para barrar turistas no feriado prolongado de Corpus Christi. As barreiras sanitárias foram instaladas nos acessos às cidades praianas às 5h da tarde desta quarta-feira (2) e devem permanecer até a noite de domingo (6).

Os bloqueios estão instalados na BR 277, no acesso aos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos; e também na PR 412, que dá acesso a Guaratuba.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), diz que a maior preocupação é a sobrecarga do sistema de saúde da região, com um aumento na circulação de pessoas. Ele diz que não seria necessário fechar a cidade a turistas, caso houvesse vacinas disponíveis para a população.

Para ele, na falta dos imunizantes, não há outra alternativa que não a de sacrificar a população e o próprio comércio local, impedindo o acesso de quem não é morador do município.

O litoral do Paraná dispõe apenas de um hospital de médio porte, em Paranaguá, com capacidade para receber casos graves da doença. O controle do acesso às cidades litorâneas é um consenso entre os prefeitos da região, para tentar impedir um agravamento da pandemia do coronavírus.

Nos controles de acesso, a entrevista é realizada de forma individual, em que todos os integrantes do veículo precisam comprovar o vínculo com um dos municípios litorâneos. Caso um dos integrantes não consiga comprovar a condição, eles são orientados pelos servidores a retornar à cidade de origem.