BandNews FM

Tempo continua instável nos próximos dias em Minas Gerais

Corredor de umidade está estacionado na região e canaliza as nuvens de chuva que se formam na Amazônia

Rádio BandNews FM

Defesa Civil atendeu 70 solicitações relacionadas às chuvas
Defesa Civil atendeu 70 solicitações relacionadas às chuvas
Foto: Defesa Civil de BH

Os próximos dias permanecerão com tempo instável em Belo Horizonte e no restante de Minas Gerais. Segundo a meteorologia, até a próxima quarta-feira (12), temporais podem atingir a capital mineira.

Um corredor de umidade está estacionado na região e canaliza as nuvens de chuva que se formam na Amazônia. Uma frente fria estacionada na altura do Espírito Santo também contribui com as instabilidades.

Na capital, até esse domingo (9), choveu mais do que toda a média esperada para janeiro. Só na região centro-sul da cidade, foram quase 500 milímetros, 150% do volume médio.

Os temporais deixam 138 cidades em situação emergência e cidades da região metropolitana de Belo Horizonte estão ilhadas. Casas e barracos desabaram com a força das águas e estradas estão interrompidas ao tráfego por conta de deslizamentos de terra e o aumento no nível dos rios.

Uma mulher morreu soterrada na cidade. O marido dela e os dois filhos, que também estavam no imóvel, não se feriram.

A Defesa Civil atendeu, só durante a noite de domingo (9) e manhã desta segunda-feira (10), 70 solicitações relacionadas às chuvas, com destaque para 23 deslizamentos de encosta.

No sábado (8), o desprendimento de uma grande pedra dos cânions do Largo de Furnas, atingiu lanchas e matou 10 pessoas que passeavam pela região conhecida como Mar de Minas. O reservatório artificial é muito procurado por turistas por conta das cachoeiras e belezas naturais que são exploradas de barco.

Também no sábado, o transbordamento de um dique de contenção da mina do Pau Branco, no Nova Lima, interditou a BR-040, principal ligação entre a capital mineira e o Rio de Janeiro. Uma pessoa ficou ferida ao ter o carro arrastado pela água e pela lama que invadiram a pista.

Tópicos relacionados