O terceiro voo com brasileiros que estavam no Líbano pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, nesta quinta-feira (10). A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), trouxe 218 brasileiros, incluindo mulheres e crianças.
Desde o início da Operação Raízes do Cedro, cerca de 700 brasileiros deixaram o Líbano, alvo de bombardeios de Israel, que afirma realizar uma ação militar contra o grupo Hezbollah. Nos dois primeiros voos, foram trazidas para o Brasil cerca de 450 pessoas, incluindo 80 estrangeiros.
O governo brasileiro afirma que a meta é repatriar cerca de 3 mil brasileiros que vivem no Líbano. A comunidade brasileira no país tem cerca de 21 mil pessoas. A aeronave KC-30 tem capacidade para transportar até 230 pessoas.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil mantém contato com os cidadãos que moram no Líbano para organizar os próximos voos de repatriação. “O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que curem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação”, disse o Itamaraty.