BandNews FM

Teste de urnas é finalizado sem nenhum erro encontrado

Investigadores não conseguiram alterar votos ou afetar apuração, segundo TSE

Rádio BandNews FM

Evento foi realizado justamente para sanar as possíveis vulnerabilidades das urnas.
Evento foi realizado justamente para sanar as possíveis vulnerabilidades das urnas.
Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral afirmou que os cinco erros encontrados nos testes realizados nas urnas eletrônicas no ano passado foram solucionados para o pleito que será realizado em outubro.

A constatação foi confirmada pelo próprio TSE assim que o último Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação foi encerrado. O evento foi realizado justamente para sanar as possíveis vulnerabilidades das urnas eletrônicas.

Nessa última etapa, os investigadores repetiram os mesmos testes que fizeram em novembro do ano passado, quando foram detectados possíveis erros e, assim, confirmar que os problemas foram resolvidos.

Para Thiago Fini, assessor de Gestão Eleitoral do TSE e coordenador da Comissão Organizadora do evento, o TPS faz parte de todo o processo eleitoral brasileiro, e que a colaboração entre os investigadores aumenta ainda mais a segurança das urnas. O Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação foi feito durante três dias.

O presidente do TSE, ministro Edison Fachin, chegou a afirmar durante o evento que nada nem ninguém iria interferir na Justiça Eleitoral, que as eleições de outubro serão limpas, seguras e com paz, e que serão decididas pelas "Forças Desarmadas". A fala é um contraponto às críticas do presidente Jair Bolsonaro, que continua levantando suspeitas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, e sugeriu que as Forças Armadas fizessem uma apuração paralela.

Tópicos relacionados