BandNews FM

Tonga é coberta por fuligem após erupção vulcânica e ainda contabiliza prejuízos

Austrália e Nova Zelândia vão enviar aviões para reconhecimento dos danos, redes de água, telecomunicações e luz precisarão ser reconstruídas na pequena nação do Pacífico atingida também por um tsunami

BandNews FM

Tonga é atingida por tsunami após erupção vulcânica e ainda contabiliza prejuízos
Tonga é atingida por tsunami após erupção vulcânica e ainda contabiliza prejuízos
Foto: Reprodução/Twitter

Autoridades da Austrália e da Nova Zelândia se comprometeram a enviar ajuda para o arquipélago de Tonga, atingido no sábado (15) por um tsunami provocado após a erupção de um vulcão subterrâneo a 65 quilômetros da costa da pequena nação do Pacífico. A internet, a luz e os sistemas de telecomunicações foram cortados na ilha e ainda não é possível dimensionar o tamanho dos estragos.

Nas primeiras horas desta segunda-feira (17) na região, a ministra das Relações Exteriores da Nova Zelândia, Nanaia Mahuta, disse que um avião foi despachado para avaliar os estragos na nação localizada a mais de dois mil quilômetros do país. A ministra completou pedindo orações pelos irmãos de Tonga.

Segundo as primeiras informações, a ilha está coberta por um fuligem cinza e até 80 mil dos 100 mil habitantes foram atingidos pela estragos.

Antes do corte da internet, moradores postaram vídeos em redes sociais mostrando a água invadindo o arquipélago e a destruição provocada pela força das águas. Carros tentavam fugir das ondas que tomaram as ruas dos locais mais baixos da ilha. Não foram relatadas mortes até o momento.

Dois dias após a erupção do Hunga Tonga Hunga Ha’apai, poucas são as informações sobre o ocorrido no último sábado (15) e os estragos das ondas de 1,2 metros que atingiram o território.

A força das águas atingiu os Estados Unidos, Canadá e Peru, que registrou duas mortes na praia de Lambayeque. Barcos de pescas foram virados e a Marinha peruana determinou o fechamento temporário de 20 portos no país.

Tópicos relacionados