BandNews FM

Trabalhadores são resgatados de situação análoga à escravidão em MG

Grupo de 63 pessoas foi encontrado sem acesso a banheiros, sem salários mensais e sem equipamentos de proteção em lavouras de café do Sul de Minas Gerais

BandNews FM

Operação resgata 63 pessoas de situação análoga à escravidão em MG
Operação resgata 63 pessoas de situação análoga à escravidão em MG
Marcelo Camargo/Agência Brasil (imagem ilustrativa)

Sessenta e três trabalhadores de lavouras de café foram resgatados neste mês em situação análoga à escravidão no Sul de Minas Gerais.

A operação ocorreu entre os dias 13 e 20 de julho, em parceria da Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público do Trabalho.

Dessa vez, foram visitadas fazendas nas cidades de Boa Esperança e Ilicínea, no Sul do Estado. No primeiro município, 30 pessoas foram resgatadas. Já no segundo, mais 33 trabalhadores foram encontrados nessa situação, em duas fazendas diferentes.

Os lavradores trabalhavam sem equipamentos de proteção e moravam em alojamentos precários. Os homens também tinham de trabalhar sem acesso a banheiros ou a um refeitório apropriado, além de não receberem pagamentos mensais.

As buscas foram originadas a partir de denúncias anônimas, e as informações coletadas pela operação foram repassadas para a Justiça.

Agora livres, os trabalhadores receberam guias de Seguro-Desemprego e conseguiram a garantia de retornar aos seus locais de origem.

Tópicos relacionados