BandNews FM

Transbordamento de dique em Minas Gerais deixa um ferido

Autoridades vão à Justiça para pedir bloqueio de parte da verba da empresa

Por

Transbordamento de dique de uma mina em Minas Gerais no último sábado (08)
Transbordamento de dique de uma mina em Minas Gerais no último sábado (08)
Foto: Reprodução/ Redes

O Ministério Público de Minas Gerais e a Advocacia Geral do Estado pedem à Justiça o bloqueio de R$ 1 bilhão da empresa Vallourec, após o transbordamento do dique de uma mina no último sábado (08).

O dinheiro servirá para garantia de eventuais ações de reparação em consequência dos problemas registrados na Mina Pau Branco, em Nova Lima, que levaram à interdição da BR 040.

Um carro foi levado pela correnteza e o motorista ficou preso em meio a lama.

A rodovia, que liga a capital mineira ao Rio de Janeiro, permanece bloqueada.

Houve um transbordamento na barragem. A lama provocada pelo desastre cobriu a BR040 e deixou uma pessoa ficou ferida, mas sem gravidade.

A Ação Civil Pública também pede tutela de urgência para que a Vallourec Tubos do Brasil S.A seja obrigada a adotar uma série de medidas preventivas e reparadoras.

O objetivo é garantir a segurança das pessoas e do meio ambiente que possam ser afetados por problemas estruturais do empreendimento minerário, localizado nos municípios de Brumadinho e Nova Lima.

A maioria dos pedidos foi deferida pelo juiz de plantão Sérgio Caldas, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com multa de R$ 1 milhão caso haja descumprimento das medidas.

O pedido de bloqueio de recursos para garantir as ações ainda será avaliado pelo TJ.

Tópicos relacionados