BandNews FM

Transmissão da Covid-19 continua em aumento desde 11 de julho no Paraná

A taxa de transmissão está em 0,90, e atualmente, pela OMS, a situação é considerada fora do controle se estiver acima de 1

BandNews FM

Taxa de transmissão no Paraná atinge 0,90
Taxa de transmissão no Paraná atinge 0,90
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A taxa de transmissão da Covid-19 se mantém em crescimento no Paraná mesmo com a queda em outros índices. Nesta quarta-feira (03), a taxa está em 0,90. Duas semanas atrás, era de 0,70. Os dados são do sistema Loft Science, ferramenta que calcula a transmissão média de todos os estados do país, com base nos dados da saúde.

A taxa de transmissibilidade indica para quantas pessoas, em média, um infectado transmite a doença. A Organização Mundial da Saúde considera que, se o índice estiver acima de 1, a pandemia está fora do controle naquele local. Com os números atuais, cada 100 pessoas infectadas no Paraná passam a doença para outras 90 pessoas.

A ocupação de leitos SUS exclusivos para o Coronavírus teve queda no Paraná. No dia 30 de junho, 93% das UTIs estavam ocupadas. Nesta quarta-feira (04), a ocupação está em 56%, de acordo com a pasta. Entre as enfermarias, a ocupação passou de 62% para 37%. A taxa está acima da média brasileira, que é de 0,83. No ranking nacional, o Paraná está em 15º lugar.

A taxa mais alta foi registrada no dia 11 de março, quando o estado passava por um período de restrições mais severas contra a doença. Na ocasião, a transmissão estava em 1,58. Quatro meses depois, no dia 11 de julho, o estado registrou a taxa mais baixa, com 0,68.