O Tribunal Regional Eleitoral do Rio deve julgar nesta sexta-feira (17) a ação que pode levar à cassação do governador Cláudio Castro, do vice-governador Thiago Pampolha e do presidente da Alerj Rodrigo Bacellar. A sessão está marcada para 14h.
O processo apura denúncias de abuso de poder político e econômico por meio do uso da Fundação Ceperj e da Uerj. As investigações apontam contratações fantasmas e a criação de programas sociais para a distribuição gratuita de serviços e bens em ano eleitoral.
Além da cassação, a Procuradoria Regional Eleitoral também pediu que Castro, Bacellar e outros oito réus fiquem inelegíveis pelo período de oito anos e paguem uma multa.
Caso o TRE aceite o pedido de cassação dos mandatos, o caso ainda pode ser levado ao Tribunal Superior Eleitoral se houver recurso.
A defesa de Castro afirma que tem prestado todos os esclarecimentos aos órgãos de controle e que, após as denúncias, o governador determinou a extinção dos projetos da Fundação Ceperj. Os advogados também dizem que não foram apresentados elementos novos nos autos do processo que sustentem as denúncias.
Já o vice-governador Thiago Pampolha destacou que não há nenhuma prova no processo judicial que possa levar à condenação dele e que o MPF pediu que ele continue elegível.