
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (13) que vai tarifar países que cobram taxas sobre importações de produtos americanos.
Ele assinou um memorando, para taxar produtos de nações que são enxergadas como oponentes em guerras comerciais. Segundo informações da Casa Branca, as sanções não entram em vigor ainda agora, dando tempo para os países a serem taxados negociarem com os Estados Unidos.
A imposição de tarifas recíprocas é uma das promessas de Trump da campanha eleitoral. Segundo o republicano, essa seria uma maneira de nivelar a balança comercial com países que taxam os produtos americanos.
“A tarifa dos EUA sobre o etanol é de apenas 2,5%. O Brasil cobra uma tarifa de 18% sobre as exportações de etanol dos EUA. Nós importamos US$ 200 milhões em etanol brasileiro, enquanto eles exportaram apenas US$ 52 milhões do nosso etanol”, disse o presidente.
Trump afirmou que países do BRICs – bloco econômico de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – sofrerão taxas de 100% se “brincarem com o dólar”. A declaração faz referência à proposta de fazer transações entre integrantes do grupo utilizando uma moeda própria.
Na segunda-feira (10), o republicano já havia assinado um decreto que taxava em 25% todas as importações de aço e alumínio no país. Nesta quarta-feira (12), ministros do comércio de 27 países da União Europeia se reuniram por vídeochamada para debater as ações dos Estados Unidos.