Trump anuncia taxações sobre aço e alumínio

Medida deve afetar o Brasil, atualmente o segundo maior exportador para os EUA

Rádio BandNews FM

Trump anuncia taxações sobre aço e alumínio
Trump ao assinar medida que aumenta taxação sobre aço e alumínio
Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (10) um decreto que taxa em 25% todas as importações de aço e alumínio para o país. A medida faz parte de uma das promessas de Trump, que afirmou que os americanos voltariam a ser um país que produziria industrialmente.

Durante o último ano, o Brasil foi o segundo país que mais exportou os metais para os Estados Unidos, atrás apenas do Canadá. Em 2023, 18% de todo o aço e alumínio que os americanos consumiram foram exportados pelo Brasil.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (10) que aguardaria uma decisão concreta dos Estados Unidos sobre as taxações para anunciar as respostas do governo brasileiro.

"O governo tomou uma decisão de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas, não em anúncios que podem ser mal interpretados, revistos”, afirmou Haddad na ocasião.

O presidente Lula, no fim de janeiro, adiantou que, caso o governo dos Estados Unidos criasse ou elevasse alguma tarifa, o Brasil faria o mesmo sobre os produtos americanos.

Esta será a segunda vez que Trump taxa as importações sobre aço e alumínio vindas do Brasil. Durante o primeiro mandato, o republicano taxou o aço em 25% e o alumínio em 10%.