
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (12) que conversou, por telefone, com Vladimir Putin e que o presidente russo concordou em iniciar imediatamente negociações para o fim da guerra com a Ucrânia.
O Kremlin informou que o telefonema entre os chefes de Estado durou mais de uma hora e que Putin convidou o presidente americano para ir a Moscou. Outros temas, como Oriente Médio, inteligência artificial e poder do dólar, também foram abordados.
“Pedi ao secretário de Estado, Marco Rubio, ao diretor da CIA, John Ratcliffe, ao assessor de segurança nacional, Michael Waltz, e ao embaixador e enviado especial, Steve Witkoff, que liderem as negociações, nas quais acredito fortemente que terão sucesso”, disse o republicano.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou em uma entrevista ao jornal "The Guardian", que, caso o presidente dos EUA consiga fazer um acordo de paz entre países, ele planeja oferecer a região russa de Kursk, ocupada pela Ucrânia, em troca de territórios ucranianos atualmente sob controle das tropas de Putin.