Trump declara que Putin aceitou começar negociações sobre fim da guerra com Ucrânia

Zelensky também está aberto para possível paz entre nações, afirma presidente dos Estados Unidos

Band News FM

Trump declara que Putin aceitou começar negociações sobre fim da guerra com Ucrânia
Donald Trump e Vladimir Putin
REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (12) que conversou, por telefone, com Vladimir Putin e que o presidente russo concordou em iniciar imediatamente negociações para o fim da guerra com a Ucrânia.

O Kremlin informou que o telefonema entre os chefes de Estado durou mais de uma hora e que Putin convidou o presidente americano para ir a Moscou. Outros temas, como Oriente Médio, inteligência artificial e poder do dólar, também foram abordados.

“Pedi ao secretário de Estado, Marco Rubio, ao diretor da CIA, John Ratcliffe, ao assessor de segurança nacional, Michael Waltz, e ao embaixador e enviado especial, Steve Witkoff, que liderem as negociações, nas quais acredito fortemente que terão sucesso”, disse o republicano.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou em uma entrevista ao jornal "The Guardian", que, caso o presidente dos EUA consiga fazer um acordo de paz entre países, ele planeja oferecer a região russa de Kursk, ocupada pela Ucrânia, em troca de territórios ucranianos atualmente sob controle das tropas de Putin.

Tópicos relacionados