BandNews FM

TSE rebate sugestões para Justiça Eleitoral feitas pelo Ministério de Defesa

Forças Armadas enviaram sete propostas que envolviam confiança nas urnas e apuração dos votos

Rádio BandNews FM

As respostas técnicas, de 35 páginas, foram enviadas ao representante das Forças Armadas.
As respostas técnicas, de 35 páginas, foram enviadas ao representante das Forças Armadas.
Foto: Ascom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, afirma que não existe nenhuma “sala escura” na apuração de votos e rejeita novas propostas apresentadas pelo Ministério da Defesa com o objetivo de melhorar a segurança do sistema eleitoral. Nesta segunda-feira (09), o TSE trouxe a público as sugestões feitas pelas Forças Armadas. Em uma das respostas, a Justiça Eleitoral disse ainda que o general Heber Garcia Portella fez questionamentos a partir de uma série de erros conceituais e que não possuíam embasamento.

As respostas técnicas, de 35 páginas, foram enviadas ao representante das Forças Armadas. A primeira resposta se referiu a inquisição sobre o nível de confiança nas urnas eletrônicas. O TSE apontou que nunca foi constatada irregularidades e que a ocorrência de uma incorformalidade é de 0,01%.

Outra crítica do Ministério da Defesa foi quanto à centralização da análise dos votos pelo TSE, sugerindo que fosse realizada uma redundância da apuração pelo Tribunais Regionais Eleitorais para melhorar a resistência cibernética. Em resposta, o órgão afirma que o processo é realizado totalmente por equipamentos e que o comando é feito pelos TREs, como forma de prevenir ataques.

No texto, Edson Fachin lembra ainda que, acerca dos trabalhos da CTE, o prazo para apresentação de contribuições ao plano de ação da Comissão terminou em 17 de dezembro de 2021. E que além disso, o quadro de normas aplicáveis ao ano eleitoral de 2022 já se encontra “definido e estabilizado, à luz dos ditames da Constituição, das leis e das regulamentações deste Tribunal”.

No entanto, o ministro informa que, a fim de prestigiar o diálogo no âmbito da Comissão, mesmo as observações recebidas após o prazo assinalado têm obtido a devida atenção por parte do corpo técnico da Corte Eleitoral.

Tópicos relacionados