BandNews FM

Tumulto no aeroporto de Cabul deixa mortos

Talibã conquistou a capital do Afeganistão no fim de semana e população desesperada tenta fugir

Rádio BandNews FM

Imagens do desespero e da tentativa de fuga circulam nas redes sociais
Imagens do desespero e da tentativa de fuga circulam nas redes sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um tumulto nesta segunda-feira (16) deixou mortos no aeroporto de Cabul, na capital do Afeganistão. A cidade foi conquistada pelo Talibã no fim de semana e milhares de afegãos tentam fugir desesperadamente do país. Informações da imprensa internacional apontam que ao menos cinco pessoas morreram em um tumulto no aeroporto. Não há informações se as pessoas morreram pisoteadas ou vítimas de disparos de arma de fogo.

O tumulto começou quando forças militares americanas atiraram para o alto para dispersar a multidão que se aglomera no aeroporto em busca de um voo para deixar o país. Os voos comerciais foram cancelados e apenas operações militares, para a retirada de estrangeiros e aliados estão ocorrendo.

Nas redes sociais, circulam imagens do desespero e da tentativa de fuga.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) assumiu o controle do terminal aéreo e a embaixada americana também foi deslocada ao local.

O governo americano prometeu enviar mais soldados para manter a segurança e o processo de retirada de cidadãos americanos que estão no país. Embaixadores estrangeiros já deixaram o Afeganistão.

Enquanto isso, ainda existe muita incerteza sobre o que será de um futuro governo do Talibã. O grupo disse que pretende impor a lei islâmica e existe preocupação com o direito de mulheres.

Por enquanto, apenas a China disse que pretende manter relações diplomáticas com o novo governo.

O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta segunda-feira (16) para discutir a situação no país asiático.

Tópicos relacionados